Quem me conhece bem sabe que gosto de charadas. Aqui vai um desafio que o meu amigo Steven me colocou, que me deu que pensar uns dias, mas que me orgulho de ser a única pessoa (das que estavam presentes) que achou a solução:
Durante a guerra, 100 soldados inimigos foram capturados. Foi-lhes dito que no dia seguinte seriam colocados em fila, cada um virado para as costas do que estava à sua frente, e ser-lhes-íam colocados chapéus (branco ou preto) aleatoriamente. Seriam libertados aqueles que adivinhassem a cor do seu próprio chapéu.
Eles tinham uma noite para pensar numa estratégia que permitisse salvar o maior número de soldados possível. Qual foi a estratégia?
Nessa noite eles puderam falar todos livremente. No dia seguinte eles só podiam dizer "branco" ou "preto", qualquer outra coisa ou sinalética era morte certa. Começariam a dizer qual a cor começando no último (o de trás, que via todos os restantes), e todos ouviriam as respostas de todos.
Nota: O objectivo é encontrar a melhor solução, que permite salvar pelo menos 99, e com sorte os 100. A resposta não é absurda, tem lógica. Chegam lá?.... Boa sorte.
IMPORTANTE: Para não "oferecer" a resposta, e simultâneamente não estragar as horas de prazer a quem se dedicar a pensar nisto, podem colocar questões aqui no blog, mas se acham se encontraram a resposta, enviem por email para o endereço codigoverde@sapo.pt. Anunciarei aqui quem chegar à solução (se houver alguem...hehe!) ou direi se ainda não chegaram lá...
Sunday, December 10, 2006
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
13 comments:
Eu nem vou tentar descobrir a solução :) para além de não ter jeito nenhum não partilho esse gosto contigo! Mas gosto de ver outros a tentar! Volto vá para espreitar os comentários.
a única limitação é eles estarem de costas?
se assim for, eu diria que o de trás sinaliza de alguma forma o da frente da cor do chapéu, assim safam-se 99, o ultimo terá 50% de hipótese de acertar.
Já acrescentei mais algumas condicinantes para tirar dúvidas e clarificar as condições do problema.
DRC: Vê o que acrescentei, que vem inviabilizar a tua solução. Sinais = execução...
:( pronto, perdeu a graça...
Sem ter lido o que DRC escreveu, cheguei á mesma conclusão... de qualquer maneira sinalizar ao outro a cor do chapeu...
Podem dar o seu chapeu a outra pessoa? Ou seja.. depois de se safar passa o mesmo chapeu ao seguinte?
Sunshine, não podem trocar chapéus, isso é truque penalizado com o castigo máximo.Só lhes é permitido dizer "branco" ou "preto".
O Tó enviou uma possível solução, mas infelizmente, a resposta é considerada truque. Dizer "branco" ou "preto" mais alto ou mais baixo, ou com voz grave ou aguda, para que o da frente saiba a sua côr, não vale... mas obrigado pelo esforço.
Mais uma tentativa, desta vez do Adolfo. Mas... ainda não é desta. Ninguem disse que eram 50 chapéus brancos e 50 chapéus pretos... mas facilitava. A resposta cobre qualquer possibilidade de distribuição de chapéus, mas nem eu sei quantos vão existir de cada cor! A resposta é fácil...Chegar lá é que não é...
É só para dizer que já desisti da coisa... :)
Bom, com muita pena minha, estou a ver que não chegam lá... Não vou dizer a solução, o desafio aqui fica, pode ser que um dia algum de vocês acorde inspirado... :(
Eles podem escolher em que ordem querem ficar na fila? ^^
sophism kutch entry shankar rupees defense collections perfecting srivastavaen heatmap nasaas
semelokertes marchimundui
Post a Comment