Thursday, January 25, 2007

Censura

Há dias, coloquei um comentário no blog do adolfo. Já o tinha feito outras vezes, e dos blogs onde já comentei, é o único que os aprova primeiro. Achei estranho, mas legítimo. Alguém poderia já ter abusado da linguagem, e é uma maneira de resolver a questão pela raiz.

O que não esperava era ser vítima desta estranha censura, num comentário ao seu post "Falta-me!", que em parte respondia ao comentário da Hannah a um comentário meu, com alguma ousadia - reconheço - mas que se fosse lida num contexto de maturidade, jamais geraria quezílias. No máximo, era ignorado, ou levava uma resposta torta, acho eu.

Sem ter abusado da linguagem, no contexto do proprio post, e sem qualquer intuito de conflitos, fui calado!

Tal como indicava a mensagem que o Adolfo deixou no lugar do comentário, questionei-o acerca do motivo. Agora esta parte é para o Adolfo:

- Adolfo, parecem-me absurdas as tuas razões, despidas de razoabilidade, e não aceito as justificações apontadas. Não gosto que me filtrem as palavras, e por isso vou deixar de comentar os teus posts, até que me esqueça deste episódio.

Agora para todos: não vos fará mossa nenhuma, eu sei, mas aplicarei a mesma regra a quem aprove primeiro os comentários. Pela liberdade da palavra e do diálogo.

Já chegaram 48 anos!...

6 comments:

Ana Maia said...

Bom, pensei muito antes de escrever isto, mas cá vai.

Não sabendo o que comentaste (se calhar faria sentido dizeres aqui, já que aparentemente não há razões para tal e identificas o blog e post onde isso aconteceu).vou ter de comentar pelo que escreveste e discordo que seja censura. (talvez se ler mude de ideia...ou não).

Sempre que colocamos comentários em blogs ou sites, em que os comentários são filtrados, ou melhor, têm de ser pré-aprovados, somos devidamente informados disso.

Acontece, por exemplo, em vários fóruns e galerias de fotografia. Um dos intuitos é, por exemplo, manter um certo nível de entendimento entre participantes, um nível de linguagem, etc.

Um blog é uma página pessoal e o seu conteúdo é de inteira responsabilidade dos bloggers donos das mesmas. Todo o conteúdo. Ao existir validação prévia de um comentário, já nos é transmitido de forma clara que o dono do blog pode não o publicar. Sejam quais forem as razões, a página é sua, aparece o que bem entende!

Continua a não parecer censura. Tiveste a liberdade de poder comentar e o blogger teve a liberdade e o direito de não o publicar (=liberdade).

A liberdade não nos dá, ainda, o direito de tudo dizer e de todos nos ouvirem. Mas, como não ficou claro o que foi dito, apenas o recado publicado em público, continuo a apenas comentar pelo que pude ler do que aconteceu.

O blog é como a nossa casa. O nosso melhor amigo pode lá ir mas se disser algo de que não gostemos está no nosso direito de não o permitir. É exactamente a mesma coisa. Isso é censura?

Anonymous said...

Fazes o seguinte:

- citas o que eu escrevi (o post);
- citas o que tu escreveste;
- citas o que a Hannah escreveu;
- citas o que eu escrevi à Hannah e a ti;
- citas o que a Hannah escreveu;
- citas o que tu comentaste e eu não permiti;
- citas o meu mail.

É que assim parece estares a censurar alguma coisa, para teres mais razão, como se fazia na censura. (eu escrevi PARECE!)

Estou a pedir-te para fazeres isto, para que eu não tenha muito trabalho a fazê-lo (e és tu quem quer abordar o assunto, não eu). Para além disso, o meu blog não contará visitantes que não me querem ler e ficam todos por aqui.

Já agora: és tu quem está com um drama por causa de um blog... Maduro, sem dúvida.

Comparar isto à censura que se viveu é uma coisa repugnante!

P.S.: man, tinhas muitas outras formas de esclarecer isto...
P.P.S.: responderei convenientemente, embora tenha pensado em não estar ao teu nível. Mas, por respeito, não te desprezo.

CodigoVerde said...

Ok. Li as vossas opiniões, e dou valor mesmo ao da Unresigned, sem conhecer o conteúdo do que falei.

Foi pelo princípio que decidi falar deste "drama", e não pela sua importância para o mundo. Do mesmo modo que falaria de quem atira um pequeno papel para o chão, sem o acusar da poluíção do mundo.

A comparação é exagerada, eu sei, mas foi o que me fez lembrar na altura.

A bem da clareza, vou pensar se desenvolvo a novela colocando aqui os textos, agora que o próprio adolfo o sugeriu. Gostava de perceber se estive assim tão mal no comentário que fiz, e na revolta que me invadiu posteriormente aos factos.

Adolfo, só para clarificar, não estou zangado, porque compreendo as várias perspectivas de ver este assunto.

Ana Maia said...

Talvez a cena do recado a quente tenha sido o pior, código verde.

Sunshine said...

Espero que ainda estou a tempo de meter o bedelho... :P
Acho que a unresigned fez um excelente argumento! O blog de uma pessoa é sem dúvida a sua página pessoal em que tem toda o direito de manter um certo nivel de linguagem.
Embora compreendo e respeito este ponto de vista, eu não censuro os comentários no meu blog pela questão da "liberdade" que falastes... porque dou a liberdade ás pessoas de me darem o feedback que acharem melhor.
Por vezes me arrependo, e levo com comentários menos agradáveis mas a não ser que seja obcenos, eu não os apago... que o comentário seja da responsabilidade e vergonha do comentante e não minha.

Mesmo assim acho que o Adolfo esteve no seu direito como tu também tivestes no teu direito de publicares este teu post sobre o assunto. Cada um toma as medidas que achar melhor.

Por fim gostaria de compartilhar umas das frases que aprendi na escola e guardei:
"Todos nós temos voz; embora nem todos sabem quando e como usar-la. Há quem só transmita barulho enquanto há quem com só uma palavra define o momento. Cada individual deverá assumir responsabilidade pelas suas palavras"
A tradução é mais ou menos assim :)

Jinhos!

Ana Maia said...

Ora nem mais!